sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A Primavera

A Raquel do 5ºP fez estas quadras sobre a Primavera.



A Primavera está a chegar

com as flores a bailar

vamos com as flores

divertirmo-nos a brincar!


No cristal da Primavera

o frio não existe,

pois como é só brincar

o calor não resite.


As flores a brincar,

as árvores a bailar,

os pássaros a procurar

um belo sítio para morar.


No cristal da Primavera

a alegria anda no ar,

com tanta magia

as crianças vão brincar!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Não há duas sem três...


Hoje a Beatriz do 5ºV chegou à aula e mostrou-me um livro e disse-me: "-Professora, do Nicolau só encontrei este!". E eu fiquei admirada ao ver outro livro do Menino Nicolau...

Como diz o velho ditado " Não há duas sem três!" e aqui temos a prova, três livros "recheados" de aventuras do menino Nicolau e dos seus amigos...

Ainda o Menino Nicolau- "Eu sou o Maior"

Hoje, a Shania levou o livro do Nicolau para o apoio de Língua Portuguesa e leu o último capítulo. Nunca a tinha ouvido ler com tanto entusiasmo e com uma expressividade fantásticca, só quando gostamos reaalmente daquilo que estamos a ler é que nos esforçamos ao máximo.

Bom, a Shania acabou de ler o livro e emprestou-mo para eu lê-lo nas minhas, poucas, horas vagas. Pensei logo que não ia ter muito tempo para o ler e que só ia começar a leitura no Carnaval.

Mas, como tive de ir buscar o meu pai ao comboio e tive de esperar um pouco, peguei no livro e comecei a ler. Não demorou muito tempo para que eu começasse a rir com as aventuras do menino Nicolau... foi logo no primeiro capítulo, no episódio intitulado "O Croquet". É um espisódio realmente cómico e vou deixar-vos com algumas passagens deste episódio...

CROQUET

"Hoje aprendi um jogo bestial: o croquet. O senhor Blédurt, o nosso vizinho, entrou no jardim com uma grande caixa de madeira nos braço. (...) Abriu a caixa e nós, o papá e eu, vimos que dentro da caixa havia umas bolas de madeira, uma espécie de martelos com um cabo muito comprido e uns arcos em ferro.
(...)
É um jogo curioso, o croquet, muito difícil de compreender. Para começar, os jogadores discutem para saber quem vai jogar primeiro. Aquele que diz «E, aliás, o jogo é meu, se não te agrada, volto a pôr tudo na caixa e tu podes ir dar uma volta» é quem começa. Desta vez foi o senhor Blédurt que pegou no seu martelo e, pumba!(...)

[O papá] bateu muito devagarinho na sua bola vermelha, que se aproximou de um arco. E, então deu um pequeno toque na bola com o pé...
-Isso não vale! Isso não vale! Deste dois toques na bola com o teu taco!
-Não é verdade-exclamei eu-, a segunda vez foi com o pé!
(...)
Nessa altura, o jogo torna-se bestialmente complicado, porque os jogadores deixam cair os martelos, agarram-se pelos colarinhos da camisa e depois sacodem-se um ao outro.
(...)
-Bem, recomecemos-disse o senhor Blédurt...
- Nem pensar!-disse o papá. -Estou bem colocado...
E aí o jogo torna-se muito cómico, porque os jogadores têm o direito de mudar a bolo durante a partida. O senhhor Blédurt deu uma grande pancada na bola vermelha do papá (...)
[O papá] deu uma grande martelada no pé do senhor Blédurt (...) que quis dar uma martelada na cabeça do papá.
Há coisas que eu ainda não compreendi no jogo do croquet, como por exemplo para que servem os arcos e as bolas. Mas não faz mal, passa-se bem sem eles. vou ver se encontro uns martelos e amanhã na escola ensino aos meus amigos como se joga croquet."

in, Eu sou o Maior-O regresso do menino Nicolau., volII pp 26 à 31



domingo, 15 de fevereiro de 2009

O menino Nicolau... o REGRESSO



O menino Nicolau é uma personagem, de quem eu gosto bastante, como já referi anteriormente. Se o regresso do Menino Nicolau já é fantástico, um regresso ao quadrado, é duplamente fantástico.

Estou ansiosa por lê-lo... e depois tenho a minha querida aluna Shania, que todas as aulas chega perto de mim e diz:"Professora, o livro é muito engraçado. Estou a gostar muito!" E, a seguir, conta-me um episódio bastante cómico.

Fiquei muito contente, por a Shania estar a ler em Português, é que a Shania veio do Canadá em Julho e quando chegou à escola, em Setembro, mal falava a Língua Portuguesa... agora já lê em Português...

Aproveito, para deixar os Parabéns à Shania, pelo empenho e pelo esforço que ela tem feito para ultrapassar as suas dificuldades...

Algumas sugestões para a ficha de leitura...

Como os meus alunos têm de ler um livro este período e fazer uma ficha de leitura, aqui ficam algumas sugestões...

António Mota
"O Galo da Velha Luciana"


A velha Luciana, tinha um bicho que muito estimava: um galo. No entanto, as cores que o vestiam não eram exactamente idênticas às dos outros galos. Os velhos mais velhos que a velha Luciana, não se recordavam de seus avós terem falado de galo parecido.


"O Nabo Gigante"


Um velho semeou sementes de nabo. As sementes germinaram, cresceram e, para espanto do velho, tinha na sua horta um nabo cada vez mais gigante. Um dia, resolveu arrancá-lo, mas...




"Os heróis do 6ºF"






Manuela que vê a sua vida dar uma volta completa, quando pensava que já nada havia a mudar. Num quotidiano repartido entre a casa e a escola, Manuela testemunha as mudanças da vida dos que lhe são próximos, sejam eles vizinhos mais velhos, sejam jovens que como ela frequentam a escola.

Alice Vieira

"As graças e desgraças na corte de El- Rei Tadinho"


El-Rei Tadinho, sua futura mulher, que é uma fada desempregada, que entretanto se fizera passar por bruxa, e restante família vivem algumas desgraças ora do campo do quotidiano ora do fantástico. O rei oferece a filha ,que não tem, em casamento a um dragão. A única bruxa do reino, embora contrariada, decide ajudá-lo, mas o dragão engana-se e casa com a bruxa...


"A Lua não está à venda"

Dona Estrela ,uma viúva, é proprietária do café Lua Cheia, ponto de reunião e convívio de diversas "figuras" das redondezas. Beatriz é professora. A sua história entrelaça-se com as histórias e sonhos de pessoas vulgares que vivem no mesmo bairro lisboeta.





"Rosa, minha irmã Rosa"


Mariana, filha única, tem dez anos quando Rosa nasce. Agora vai partilhar tudo com a irmã: o quarto, o tempo dos pais, o afecto da família — incluindo a Avó Elisa que desconfia do progresso, e a Tia Magda, que tem um dente de ouro, uma fala que mete medo e só gosta de estrelícias e antúrios. Mas pelo menos a recordação da Avó Lídia e a amizade de Rita ela não quer dividir com mais ninguém.







quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O rato burro e o leão esperto

O João, do 5ºV, na 3ªfeira chegou à aula e perguntou-me: "- Stôra, fiz um texto para o blogue, pode corrrigir e colocar lá?". Disse-lhe que sim. E aqui está o texto que o João preparou e que eu faço muito gosto em mostrar-vos.



O rato burro e o leão esperto
Num dia, numa casa muito, muito velha estava um leão a preparar uma partida para o rato. Então o rato como era muito burro perguntou:
-Olá, tudo bem?
-Sim, quando te comer, vou ficar bem melhor. – Explicou o leão.
Então o rato muito encorajado e rindo à gargalhada disse:
- Ih! Ih! Ih! Ih! Ih! nunca me vai conseguir comer.
Metendo o seu plano em acção o leão disse:
-Tudo bem, pode passar Sr. rato.
Rapidamente o rato foi comer um pedaço de queijo, que estava no chão e tinha um aspecto delicioso, mas o leão, de tão esperto que era, fez cair pratos da mesa-de-cabeceira e encurralou-o.
O rato, gritando com o leão, pediu:
-Tira-me já daqui!
-Ah! Ah! Ah! nunca te vou tirar dai e vou fazer um petisco para te comer, Ah! Ah! Ah!
-Nãaaaaaaaaaaaao. – implorou o rato.
Mas o rato, como era muito burro, não se apercebeu que estava uma faca no chão, mesmo no sítio onde estava ele. Então, por burrice, ele cortou-se e começou a chorar. E o leão disse:
- Bolas, não te posso fazer nada. Mas, o mais problemático, é que não te posso comer, mas… posso sempre comer-te uma perninha.
. Mas afinal, o rato não era tão burro como parecia, era só para enganar o leão. Então, rapidamente, o rato deu-lhe um soco e fugiu. E o leão nunca mais voltou a meter-se com ratos, porque percebeu que o tamanho nada tinha que ver com a coragem e sem dúvidas que o Sr. Rato era bem mais esperto que ele.

E o Sr. Rato, afinal não se tinha magoado com a faca, ele fingiu ter um corte muito grande para poder fugir do leão.
Por isso tenham cuidado, nunca se esqueçam que vos podem estar a enganar, por isso tenham muito cuidado!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Convite aos Pais- Plano Nacional de Leitura

O Plano Nacional de Leitura propôs a todas as escolas que organizassem actividades educativas relativas à Leitura
Como na nossa escola pretendemos incentivar o prazer de ler nas crianças com a colaboração das famílias, os professores de língua Portuguesa estão a contar com a participação das famílias e de amigos que tenham disponibilidade para vir à escola e participarem em actividades como:

· Hora de leitura com a participação dos pais
· Momentos de poesia
· Reconto de histórias
· Dramatização
· Exposição de trabalhos

Assim, pretendemos que venham à escola para :
· Ler com o vosso filho uma pequena história, um poema ou um livro informativo de que ambos gostem (durante 5 a 10 minutos)
ou
· Apresentar às crianças um livro que achem apropriado ou contar uma história com o apoio de um livro (durante 5 a 10 minutos)

Na 3ª feira passada, tive na sala a mãe de um aluno do 5ºG, Pedro Martins. A senhora assistiu à leitura dos meninos e leu um pouco do livro "Pedro Alecrim".
No fim da aula perguntei aos meus alunos se conheciam alguma música relacionada com o nome do livro... disseram, logo em coro " Sim, o ALECRIM AOS MOLHOS!!! e também sabemos tocar na flauta". E foi assim que tive um momento musical. Tocaram a música e cantaram-na, muito concentradinhos e certinhos....
Mas o melhor de tudo, foi ver a alegria nos olhos do Pedrito da mãe estar ali a participar numa actividade com eles...

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Recados de Mãe



A minha aluna Maria Inês, do 5ºG, escolheu este livro para apresentar aos colegas.

A Inês estava muito nervosa por ir apresentar o livro, mas correu tudo.

A história deste livro é muito interessante e faz-nos pensar como determinados acontecimentos, que ocorrem na nossa vida, conseguem "virar tudo de pernas para o ar".

Depois da apresentação da Inês, pedi-lhe o livro para lê-lo com calma...

É uma história muito bonita de duas irmãs, que perdem a mãe e têm de ir morar com a avó materna para Coimbra, porque o pai não pode ficar com elas. A irmã mais velha, todos os dias, inventava um recado, que supostamente a mãe lhe dava durante a noite, para a irmã mais nova não sentir tanto a falta da sua mãe.´

Este livro mostra-nos uma bela história de amizade entre as duas irmãs...

Maria Teresa Maia Gonzalez

nasceu em Coimbra em 1958. É licenciada em Línguas e Literaturas modernas, variante de estudos franceses e Ingleses, pela faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora de Língua Portuguesa de 1982 a 1997, no ensino oficial e particular.

Outras obras: “Gaspar & Mariana”, “A Fonte dos Segredos”, “A Lua de Joana” (também já traduzido para albanês, alemão, búlgaro, chinês e espanhol), “O Guarda da Praia”, “O Incendiário Misterioso”, “O Pai no Tecto”, “Pedro e o Papa”, “Os Herdeiros da Lua de Joana” (teatro), “Os Pés que Anunciam a Paz”, “O Amigo do Computador” (teatro), “A Rapariga Voadora” (teatro), “Quase Adolescente” (poesia), Colecção “O Clube das Chaves” (21 volumes – escritos em pareceria com Maria do Rosário Pedreira – todos reeditados).

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Le petit Nicolas


O menino Nicolau, como é conhecido em Portugal, é um miúdo com uma imaginação fora de série. É uma criança como todas aquelas com quem lido diariamente, mas o menino Nicolau faz as suas travessuras sem maldade...

"Le petit Nicolas" foi o primeiro livro que li em francês. Achei fantastástico e desde ai tenho lido todos os livros deste gaiato, como diz a minha avó, mas em francês...

Aconselho este livro a todas as crianças e aos que já não são crianças, mas que querem recordar a sua infância...


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Ainda a "Lebre e a tartaruga"

O 5ºC depois de ler a fábula da "Lebre e da Tartaruga", ordenou e completou uma Banda Desenhada.

























Uma aula com o Quadro Interactivo


Hoje, pela primeira vez na minha (curta) vida de professora, usei o quadro interactivo. A turma escolhida foi o meu PCA de 5ºano, pensei que fosse uma forma de motivá-los e de interessá-los um pouco.

Os miúdos ficaram espantados... "-Para que serve isso? Vamos ver um filme?" perguntaram eles, quando lhes disse que íamos utilizar aquele quadro.

O contéudo abordado foi o retrato físico e psicológico. Coloquei uma imagem da personagem Mônica e eles, conforme iam dizendo algumas características, vinham escrevê-las ao quadro...

Aqui é que eles se admiraram... " -Ó stôra, mas se a caneta não tem tinta como é que escreve?"; "- Mas se está a escrever ai, porquê é que aparece no seu computador?" ; "Ó stôra enganei-me, como é que se apaga?"; -" Então, mas isto é uma caneta e também apaga?!"... Estas foram algumas das questões deles enquanto utilizavam o Quadro Interactivo...

Realmente, estas professoras só arranjam coisas para baralhar as crianças, mas só vos digo que eles gostaram e será uma experiência a repetir...