terça-feira, 30 de novembro de 2010

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

domingo, 21 de novembro de 2010

Presto e o coelho...

O 6ºE, em Estudo Acompanhado, viu uma animação sobre um mágico e o seu coelho. Depois tiveram de contar a história por palavras deles.




Aqui ficam algumas...

No dia do espectáculo de Presto,  o seu coelho, que estava cheio de fome, estava preso numa gaiola mesmo com uma cenora  à sua frente. De repente Presto entrou no camarim lambendo-se  todo pois tinha acabado de comer.
Quando ouviu  as pessoas  a bater palmas  sabia que o espectáculo ia começar. Presto abriu a sua gaveta secreta, onde tinha dois chapéus, uma cartola e um chapeu de mago.Se metessemos uma coisa num chapéu saia pelo outro. E era assim  que o mágico Presto fazia o seu truque do coelho na cartola.
Ele foi para o palco , mas como o coelho estava cheio de fome não deixou que o mágico fizesse os seus truques correctamente.
Por causa deste desentendimento o mágico e o coelho começaram a fazer palhaçadas no palco deixando o público de boca aberta pois pensavam que tudo aquilo era magia.
No final o mágico ia sendo esmagado por piano, mas o coelho como tinha bom coração com os chapéus mágicos salvou- o. O magico que no fim do espectáculo, a frente do publico, deu a cenoura ao coelho.
E o Presto e o coelho ficaram muito famosos com o seu número.                    
                                     Ana Margarida Nunes 6ºE nº 3


 Um dia, estava um pobre coelho preso numa jaula.
Esse coelho queria a cenoura que estava poisada em cima da mesa, ao lado da jaula, mas não conseguia pôr a mão na cenoura. Fez trocas e engenhocas, piruetas, saltos, fazia tudo e mais alguma coisa, mas como não conseguiu, desistiu.
 Então Presto, o mágico entrou no auditório e de repente ouviu o som do começo do espectáculo. Trancou as portas abriu a mala pegou nos materiais e no coelho e saiu porta fora.
Temtemteram…poompomm…temtemteram, começou o espectáculo de magia erguesse as cortinas e boa sorte.
 Presto pega na cartola e mostra ao público o espaço preto e vazio que nela continha, depois põe o branco dentro da cartola e tenta apanhar o coelho, mas como o coelho era esperto e estava chateado escondeu-se para que Presto não o apanha-se.
 E foi assim quase todo o espectáculo, o Presto atrás do coelho e o coelho a fugir de Presto.
Fizeram tantas piruetas, cambalhotas, trocas e engenhocas que quando Presto estava preso numa corda no cimo do palco, caiu, mas antes de Presto ruçar o nariz no chão, o coelho puxa-o pela outra cartola e salva-o.
 Então quando viram o público eufórico, perceberam que faziam um belo trabalho em conjunto e que era escusado estarem chateados e então Presto deu a cenoura ao seu coelhinho.  
Rita Alves nº19

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Desafio... Descobre o escritor do mês!!!!

Aqui está um novo desafio. Vejam lá se descobrem quem é este escritor...


Ele é pintor, contador de histórias, escritor e muito divertido...
Este é um dos seus livros

O 6ºE na Biblioteca Municipal José Saramago

No dia 4 de Novembro, o 6ºE participou numa oficina de escrita criativa dinamizada por Miguel Horta. Foi uma actividade muito divertida e enriquecedora. Eles aderiram bem a tudo o que lhes foi pedido e foi um final de manhã bem passado.




terça-feira, 2 de novembro de 2010

A nova versão da Cinderela

A festa de Halloween

História do Halloween

A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às actuais abóboras ou da famosa frase "Doces ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do Verão(samhain significa literalmente "fim do verão").
A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:


Origem Pagã

A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetcivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou por misturar a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou por desaparecer com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de Novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam o ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seria "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.


Origem Católica

Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de Maio, mas o Papa Gregório III(† 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".