terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O Natal pelo Mundo...

Os alunos do 5ºF fizeram uns trabalhos de pesquisa sobre o Natal pelo Mundo... Ora vejam o que eles descobriram...

 
O

O Natal na Áustria

 Natal é a festa mais importante do ano. Na noite e no dia 24 de Dezembro, os cinemas, os teatros e os restaurantes estão fechados. Em todas as praças das cidades e das aldeias se ergue um pinheiro. No dia 24 de Dezembro, as ruas de algumas cidades são invadidas pelas crianças, acompanhadas pelas avós, enquanto os pais ficam a decorar a árvore que tinham escondida.

As comemorações do Natal começam na Áustria com um desfile de “diabos” na cidade de Loipersbach. Segundo a tradição local, no dia 5 de dezembro, centenas de pessoas vestidas como diabos, ou “Krampus” como são chamados no vilarejo, desfilam pelas ruas, em meio a fogueiras e muito barulho.

Os “diabos” são ajudantes de São Nicolau, o Papai Noel local. Ao invés de distribuir os presentes para crianças bem comportadas, os diabos chegam para alertar e punir as crianças que não se comportaram bem durante o ano.

O desfile é realizado na véspera do dia de São Nicolau, 6 de dezembro. Os homens com máscaras e fantasias assustadoras desfilam pelo vilarejo, assustando as crianças e mulheres. Mas, apesar dos sustos, as crianças austríacas sabem que, com a chegada dos Krampus, o Natal já não está tão longe.

Realizado por : Beatriz Pais 5ºF nº7
 
 
O Natal na China
 Pouco a pouco, muitos chineses começam a assimilar e a integrar o Natal nas suas festas anuais.
O lado religioso do Natal é celebrado só pelas pequenas comunidades cristãs espalhadas pela China. Para muitos chineses que vivem na Ásia, o Natal é visto como um festival com muito divertimento, árvores estranhas, o Pai Natal a distribuir presentes e votos de boas-festas, uma época de longas celebrações cheias de diversão, luzes coloridas e bonitas decorações nas ruas e nas portas dos restaurantes.
As características chinesas do Natal são as seguintes: de entre as decorações sobressai a árvore de Natal decorada com luzes e ornamentos. O Pai Natal «Shen-dan jie lao-ren»é também uma figura popular durante quadra natalícia. Na cidade de Taipé torna-se o maior angariador de dinheiro para fundações e bancos.
A tradição da oferta e troca de presentes no Natal começou com os três Reis Magos e também está a difundir-se na China
O Natal chinês é muito comercial e gastronómico. A parte espiritual do Natal, poucos chineses realmente a conhecem. Para essa população a principal festividade deste período é a comemoração do Ano Novo chinês que acontece em uma data variável no final de janeiro. Um espetáculo importante da comemoração do Ano Novo na chuva é a homenagem que se presta aos ancestrais Retratos e pinturas dos ancestrais da família são colocadas na principal peça da casa para serem vistos e lembrados pelo seus atuais membros.
“Sheng Tan Kuai Loh” (Feliz Natal)
Inês Belchior, nº15 5ºF