quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A Feira do Livro



 Durante os dias 25 de novembro e 3 de dezembro a nossa biblioteca recebeu mais uma edição da Feira do Livro.


O Natal chegou à Pedro Eanes Lobato








O Mito

Como temos estado a estudar o MITO, desafiei os meus alunos a escreverem eles um mito...

A origem do tigre


Um rapaz tinha como animal de estimação uma gata, que era muito atrevida. A certa altura, sem ninguém dar por ela, a gata fugiu para a floresta onde vivia um leão muito feroz. 

Quando a gata deu de caras com o  leão, ele decidiu atacá-la, atirando-se para cima dela. Mas quando olhou para os seus olhinhos de gata, percebeu que tinham sido feitos um para o outro.
Ficaram juntos, acasalaram e assim nasceu o tigre.

Diana Ferreira 6ºJ


A origem do lobisomem


Estávamos no século XXI, numa zona rural, onde algo de estranho se passava. Todas as noites um lobo atacava os animais.
Toda a população tinha medo de enfrentá-lo, porque naquela altura todos afirmavam que os lobos tinham poderes sobrenaturais e uma imagem de besta maligna.
No entanto, um homem, numa noite de lua cheia, ganhou coragem e foi lutar com o lobo. A luta correu mal. O lobo mordeu-o e, a partir desse dia, todas as noites e lua cheia, o homem transformava-se em LOBISOMEMMMM.

Afonso Lopes 6ºJ

A origem da tartaruga

Estávamos em plena época balnear, mas as praias estavam desertas. Então o Rei dos Mares e Oceanos teve a ideia de mandar uma tartaruga à Terra para dizer às pessoas que a praia é um lugar divertido e agradável.
A tartaruga assim o fez, mas depois tinha de voltar , porque ela era apenas a mensageira do Rei dos Mares e dos Oceanos. Mas a tartaruga gostou tanto da praia, do mar, dos peixes e da sensação de liberdade, que quando teve de voltar, ficou muito triste.
O Rei dos Mares e dos Oceanos, ao ver a tristeza da tartaruga autorizou que ela ficasse na Terra. 
Assim surgiu a tartaruga na Terra.
Beatriz Lapa 6ºG

A origem do Cavalo
Há muito, muito tempo atrás, o ser humano era muito trabalhador, mas eles tinham um problema, que era não ter transportes para se deslocarem. Faziam longas distâncias a pé e ficam muito cansados. 
Um dia tudo mudou. 
Um senhor chamado Richard Campell foi a um chafariz e trouxe água. Depois juntou areia e ervas preciosas. Chegou a casa, escavou um buraco e despejou a mistura do frasco lá dentro, depois foi dormir cheio de ideias, na esperança que saísse dali alguma árvore de frutos. 
No dia seguinte, foi ao quintal e para seu espanto, em vez de uma árvore estava um poldro. Ele ficou muito contente  e voltou a repetir o processo...
Assim surgiu o cavalo na Terra.
Ana Rita Castanheira 6ºJ