quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Carta ao herói / heroína da infância...

Miraflores, 1 de outubro de 2014


Querida Sininho, 

          Já não te vejo há tanto tempo! Por onde tens andado? Nos ares com o Peter Pan e a Wendy, ou com as tuas amigas fadas, na Terra do Nunca?
       Todas as noites, eu olhava pela janela e tentava encontrar a segunda estrela à direita, à tua procura. E ainda o faço.
         Desde de pequena que te admiro, Sininho! Claro que agora não tenho a mesma paixão, pois todas crescemos, mas nunca me esquecerei de todas as tardes que passámos juntas. Não lado a lado, claro, mas sempre na minha imaginação.
            Um grande beijinho daquela que te ama, 

Margarida
5ºB

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Carta aos heróis / heroína da infância

Lisboa, 01 de outubro de 2014

Meu caro Tintin, 

escrevo-te para te perguntar como é que é resolver tantos casos, desvendar tantos enigmas, como por exemplo "Sete bolas de Cristal".
Adiante... Gostaria de viver essas aventuras contigo. A propósito da aventura O Túmulo do Faraó,  os gémeos Dupont e Dupond são mesmo desastrados?
E Milu é mesmo esperto e querido?
E a Bianca Castafiore é assim mesmo descuidada?
O professor Girassol, por que razão não arranjou o aparelho mais cedo?
O capitão Hadock é mesmo neto do velho Hadock?
Adeus meu bom Tintin, 
Até um dia, 

Bernardo
5ºB



Dia Mundial dos Correios- CARTA AO HERÓI

Retirada  do livro Carta aos heróis, de José Jorge Letria


"Querido amigo,


Há quanto tempo eu não voo contigo, meu querido Peter Pan! Tu eras o pássaro cor de prata, a abelha, o menino voador dos meus sonhos mais antigos.

Mandavam-me cedo para a cama, e eu obedecia, mas ficava de olhos abertos no escuro à espera que a Fada Sininho me desse sinal de que tu estavas para chegar, asinhas luminosas, sempre pronto para a viagem através do tempo e através das cortinas de chuva.

Como eu não tinha asas, usava as tuas para me elevar no ar, seguindo o teu rasto de poeira de luz no céu das casas e dos dias. E que feliz que eu era, Peter Pan, por poder ser teu amigo e poder, mesmo em sonhos, ser uma parte, ainda que pequenino, das tuas fantásticas aventuras.

Agora a minha vida é outra: para voar tenho que apanhar um avião, esperar nas salas de embarque dos aeroportos, controlar horários e outras coisas igualmente aborrecidas. Contigo era infinitamente mais simples: voava e pronto! Depois dava-me apenas ao trabalho de acordar, cabelos desgrenhados sobre a almofada, uma leve vertigem a baralhar-me as imagens e as ideias e uns pedaços de pó luminoso sobre a colcha.

Que é feito de ti, Peter Pan, que tanto me fizeste voar sem eu ter sequer de sair do meu quarto, fechado entre quatro paredes, à espera de um golpe de vento que me levasse muito para além dos mares e das nuvens?"


José Jorge Letria



Dia Mundial dos Correios

Hoje celebramos o dia mundial dos Correios!!!

Como surgiu esta data?

Em 9 de outubro  de 1874, as administrações postais criaram a União Postal Universal, começando a maior rede de distribuição de correio. Portugal também pertence aos 22 países que fundaram a União Postal Universal.

Qual a importância dos Correios?

Os correios  são muito importantes na sociedade, pois são um meio de envio de informação e mercadorias  entre várias cidades e vários pontos do mundo. Além disso, os correios são um canal de comunicação e de contacto entre pessoas e facilitam as trocas comerciais.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Projeto de Escrita- "Este meu mundo da escrita"

Aqui estão eles prontinhos para irem passear até à casa dos meus alunos, conhecer as suas famílias... Prontos para receberem a imaginação e criatividade dos meus alunos!


História de um gato e de um rato que se tornaram amigos, de Luís Sepúlveda

Uma história muito bonita de um gato que se tornou amigo de um rato.
O gato Mix ao envelhecer perdeu a visão. Um dia conhece um ratinho a quem dá o nome de Mex.
A partir desse dia Mex passa a ser os olhos de Mix.

Recomendo a todos os meus alunos, para lerem em casa com a família!

Regresso às aulas...


E cá estamos nós de novo! Mais um ano de trabalho, de estudo e de descobrir novos escritores.

Mais um ano a conhecer novos alunos, colegas e tempo de fazer novos amigos.

Desejo a todos um excelente ano letivo.