quinta-feira, 10 de março de 2011

Carnaval

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres.

Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma.

O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.

No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao carácter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato actual.


in, http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval

2 comentários:

  1. Muito giro mesmo!!! Parabéns querida, você vai longe...sou Italiana mas vivo em Portugal à 29 anos e nunca vi texto mais bem escrito que belo!!! Parabés Ana Patricia Lima por ter escolhido tal texto muito bom gosto muito muito!!! Um dia gostava de conhecer esse seu gosto!!! Ahahahah talvez um dia! Olhe só lhe digo eu odiava o Carnaval,mas agora amo mesmo, mas claro é professora de lingua portuguesa!!! tinha que ter bons textos, olhe eu amei do fundo do meu coração você deve ser linda por dentro e por fora!!! com este texto bem escolhido, deve estar a pensar que eu sou louca mas não trabalho apenas a estudar blogues e oseu é um dos melhores... Vivo no Algarve numa casa em frente ao mar e agora olhando para ele vejo que você tem um blogue calmo sereno mas valente como o mar...


    Stephani Rossi Paganelli, Editorial de blogues. comentários que marcam a sua vida... <3

    ResponderEliminar
  2. Roberto Rossi, empresário12 de março de 2011 às 10:04

    Oi Stephani Rossi Paganelli à quanto tempo sua critica malvada andava atras de ti mas apanhei agora a tua rede sabes que temos que nos encontrar para ver se pares de comentar o meu blogue!!! sabes que me despedi da tua firma( Editorial de blogues. comentários que marcam a sua vida) porque esta acabada ahahahahah e agora comentas e comentas sem parar para que ???a minha editorial de blogues.sempre consigo é melhor ahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahah
    do teu primo lindo e melhor que tu
    Roberto Rossi
    beijinho primita!!!
    Desculpe D.Ana Lima mas não ligue e perdão
    estar a usar o seu blogue (Parabéns est´´a muito bonito). Até sempre.... robbieerto........cavlheiro seu e meu!!!

    ResponderEliminar