segunda-feira, 18 de julho de 2011

Unine -5ºE

Depois de lermos um excerto do conto "UNINE" de  Leão Lopes, os alunos do 5ºE redigiram em este texto coletivo, de forma a dar um final ao conto lido... Ora vejam.

"A notícia começou a espalhar-se pelo mundo e o mundo, com medo de que o Sol, cansado, sucumbisse de tanto procurar a criatura mais bela, resolveu ajudá-lo.

No dia seguinte, o mundo foi perguntar aos animais se tinham visto a criatura mais bela, que se chamava Unine.
Dois ursos disseram ao mundo que tinham visto, há alguns tempos, uma senhora com uma menina muito bonita. A senhora estava muito aflita e andavam rapidamente, mas eles não sabiam para onde elas se tinham dirigido!
O mundo continuou a sua busca…
Desta vez perguntou a dois esquilos. Os esquilos informaram-no que todos os dias viam a mãe de Unine passar com comida, mas não sabiam para onde ela leva aquela merenda.
Então o mundo disse aos esquilos que seguissem a mãe de Unine.
Os esquilos assim o fizeram e descobriram a gruta onde a menina estava escondida, mas não conseguiam entrar porque não sabiam a canção. Esperaram pela noite e quando a mãe cantou a melodia para abrir a pedra, os esquilos chamaram o mundo.
O mundo perguntou à mãe porque escondia ali a sua filha e ela explicou-lhe que tinha medo que o sol a roubasse. Eles fizeram um acordo, a mãe deixava Unine sair e o mundo ia falar com o sol para que ele nunca fizesse mal algum à menina.
Assim foi. O mundo falou com o sol e a partir daquele dia Unine voltou a brincar na rua e a iluminar o mundo com a sua beleza; e o sol cada dia estava mais luminoso e radiante, porque finalmente podia ver a sua menina todos os dias."
Texto coletivo 5ºE (percurso curricular alternativo)

1 comentário:

  1. Lindo, meninos! Parabéns, Patrícia. Mais um conto que nem sequer conheço...Tenho aprendido tanto contigo!
    Beijinhos e diz se tens um tempinho para nós. As meninas queriam ir aos cavalos!
    A Kitty teve filhotes, um descuido em Bragança! Agora vou gastar um dinheirão para a esterilizar. Hoje um dos gatinhos já foi embora, até chorei! São lindos! Acho que vou ficar com um...a menina vai para o Porto, vê tu!
    No dia dos meus anos, vou ver "O Princípezinho" na Quinta da Regaleira. queres ir connosco?
    Beijos

    ResponderEliminar