quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Dia Mundial dos Correios- CARTA AO HERÓI

Retirada  do livro Carta aos heróis, de José Jorge Letria


"Querido amigo,


Há quanto tempo eu não voo contigo, meu querido Peter Pan! Tu eras o pássaro cor de prata, a abelha, o menino voador dos meus sonhos mais antigos.

Mandavam-me cedo para a cama, e eu obedecia, mas ficava de olhos abertos no escuro à espera que a Fada Sininho me desse sinal de que tu estavas para chegar, asinhas luminosas, sempre pronto para a viagem através do tempo e através das cortinas de chuva.

Como eu não tinha asas, usava as tuas para me elevar no ar, seguindo o teu rasto de poeira de luz no céu das casas e dos dias. E que feliz que eu era, Peter Pan, por poder ser teu amigo e poder, mesmo em sonhos, ser uma parte, ainda que pequenino, das tuas fantásticas aventuras.

Agora a minha vida é outra: para voar tenho que apanhar um avião, esperar nas salas de embarque dos aeroportos, controlar horários e outras coisas igualmente aborrecidas. Contigo era infinitamente mais simples: voava e pronto! Depois dava-me apenas ao trabalho de acordar, cabelos desgrenhados sobre a almofada, uma leve vertigem a baralhar-me as imagens e as ideias e uns pedaços de pó luminoso sobre a colcha.

Que é feito de ti, Peter Pan, que tanto me fizeste voar sem eu ter sequer de sair do meu quarto, fechado entre quatro paredes, à espera de um golpe de vento que me levasse muito para além dos mares e das nuvens?"


José Jorge Letria



Sem comentários:

Enviar um comentário