domingo, 15 de fevereiro de 2009

Algumas sugestões para a ficha de leitura...

Como os meus alunos têm de ler um livro este período e fazer uma ficha de leitura, aqui ficam algumas sugestões...

António Mota
"O Galo da Velha Luciana"


A velha Luciana, tinha um bicho que muito estimava: um galo. No entanto, as cores que o vestiam não eram exactamente idênticas às dos outros galos. Os velhos mais velhos que a velha Luciana, não se recordavam de seus avós terem falado de galo parecido.


"O Nabo Gigante"


Um velho semeou sementes de nabo. As sementes germinaram, cresceram e, para espanto do velho, tinha na sua horta um nabo cada vez mais gigante. Um dia, resolveu arrancá-lo, mas...




"Os heróis do 6ºF"






Manuela que vê a sua vida dar uma volta completa, quando pensava que já nada havia a mudar. Num quotidiano repartido entre a casa e a escola, Manuela testemunha as mudanças da vida dos que lhe são próximos, sejam eles vizinhos mais velhos, sejam jovens que como ela frequentam a escola.

Alice Vieira

"As graças e desgraças na corte de El- Rei Tadinho"


El-Rei Tadinho, sua futura mulher, que é uma fada desempregada, que entretanto se fizera passar por bruxa, e restante família vivem algumas desgraças ora do campo do quotidiano ora do fantástico. O rei oferece a filha ,que não tem, em casamento a um dragão. A única bruxa do reino, embora contrariada, decide ajudá-lo, mas o dragão engana-se e casa com a bruxa...


"A Lua não está à venda"

Dona Estrela ,uma viúva, é proprietária do café Lua Cheia, ponto de reunião e convívio de diversas "figuras" das redondezas. Beatriz é professora. A sua história entrelaça-se com as histórias e sonhos de pessoas vulgares que vivem no mesmo bairro lisboeta.





"Rosa, minha irmã Rosa"


Mariana, filha única, tem dez anos quando Rosa nasce. Agora vai partilhar tudo com a irmã: o quarto, o tempo dos pais, o afecto da família — incluindo a Avó Elisa que desconfia do progresso, e a Tia Magda, que tem um dente de ouro, uma fala que mete medo e só gosta de estrelícias e antúrios. Mas pelo menos a recordação da Avó Lídia e a amizade de Rita ela não quer dividir com mais ninguém.







Sem comentários:

Enviar um comentário