quarta-feira, 13 de maio de 2009

(Re)Conto "A Lua" por Shania Santos 5ºP

Há muitos anos havia uma terra que a noite era sempre escura. Nessa terra não havia Lua e nenhuma estrela brilhava de noite. Um dia, quatro rapazes saíram dessa terra e foram para outro reino.
Nesse reino todas as noites aparecia uma luz. A luz não era muito forte, mas dava para as pessoas se verem umas as outras. Quando os rapazes viram a luz, perguntaram a um lavrador que estava a passar:
- Que luz é esta?
O lavador respondeu.
- Aquilo é a Lua, o nosso prefeito comprou-a por três moedas e pendurou-a num carvalho. Temos que lhe dar óleo e mantê-la limpa todos os dias, porque se não, ela deixa de brilhar. Por isso todos nos lhe pagamos uma moeda todas as semanas.
Os quatro rapazes começaram a pensar que essa luz fazia falta na terra deles. Roubaram-na e levaram-na para a sua terra.
Quando lá chegaram penduraram-na num carvalho.
As pessoas dessa terra ficaram muito contentes quando viram que podiam ver a noite. Os rapazes tratavam muito bem da Lua, limpavam-na todos os dias e ganhavam a sua moeda semanal.
Os anos foram passando e os rapazes ficaram velhos. Quando um deles estava a morrer disse aos amigos que queria um quarto da Lua que lhe pertencia, pois queria levá-la para a sepultura com ele. Os amigos disseram que sim e deram-lhe a parte da Lua que lhe pertencia. Quando o segundo morreu, foi-lhe dado o quarto dele e a luz ficou mais fraca, mas mesmo assim ainda se conseguia ver a noite. Quando o terceiro morreu, a noite ficou um pouco mais escura, mas quando morreu o quarto amigo a noite voltou a ficar negra como era dantes.
Assim, com os quatro quartos da Lua juntos no inferno os mortos acordaram dos seus sonhos com a luz. Os mortos com a luz ficaram a ver de novo. A luz do sol era muito forte, mas a luz da Lua dava muito bem para eles. Então, começaram a dançar e a ir para as tabernas beber vinho. O barulho era tanto que chegou ao céu.
São Pedro ouviu o barulho que os mortos faziam, e calculou que eles se tinham revoltado. Chamou as hostes celestes, que lutavam contra o maligno que pretendia assolar a morada dos abençoados. Como eles não vieram, São Pedro foi no seu cavalo ao inferno acalmar os mortos, sepultou-os novamente e levou com ele a Lua e pendurou-a no céu para que todos nos a pudéssemos ver.
FIM

Shania T. Santos
Turma: 5P

2 comentários:

  1. Inacreditável! Parabéns, Shania. Está lindo!

    ResponderEliminar
  2. É fantástico o progresso desta aluna, que quando chegou à escola, quase só falava Inglês. Parabéns!

    ResponderEliminar