segunda-feira, 5 de abril de 2010

Circe e Ulisses

A Anna Gabriella do 6ºI fez um trabalho sobre Circe e aqui está ele.

BI
Nome: Circe
Poderes: destruição, amor físico, feitiçaria, encantamentos, maldições, vinganças, magia negra, bruxaria.
Descendência: filha de Hélio, deus-sol e da ninfa Pérsia.

Sobre Circe


Circe era uma figura da mitologia grega, é retratada como filha de Hélio, deus-sol e da ninfa Pérsia. Por ter envenenado seu marido, o rei dos Sármatas, que habitava o Cáucaso, por isso foi obrigada a morar na ilha de Eana, localizada no litoral oeste da Itália.

O nome da ilha"Eana", traduz- se como "prantear" e dela emanava uma luz ténue e fúnebre. Esta luz, identificava Circe, como a "Deusa da Morte". Era também associada aos voos mortais dos falcões, pois assim como estes, ela enganava suas vítimas para depois enfeitiçá-las.

O grito do falcão é "circ-circ" e é considerado a canção mágica de Circe que controla tanto a criação quanto a dissolução. Sua identificação com os pássaros é importante, pois eles têm a capacidade de viajar livremente entre os reinos do céu e da terra, possuidores dos segredos mais ocultos, mensageiros angélicos e portadores do espírito e da alma.

Antigos escritores gregos citavam-na como "Circe das Madeixas Trançadas", pois podia manipular as forças da criação e destruição através de nós e tranças em seus cabelos.

Episódio de Ulisses na ilha de Circe.


Ulisses e sua tripulação já desesperada, pararam na ilha de Circe. Ulisses como estava cansado ficou no barco e os marinheiros foram para dentro da ilha e viram um castelo. Na porta do castelo tinha leões e lobos.
Então eles entraram no castelo depararam-se com um grande banquete que Circe tinha preparado.
Eles comeram ate não poderem mais e no final Circe serviu um licor.
Quando todos beberam o licor transformaram-se em porcos, Euríloco ao ver o que aconteceu foi chamar Ulisses.
Quando contou tudo a Ulisses, que foi lá e disse para Circe libertar os seus marinheiros. Circe disse que era mentira e que se esses porcos fossem os marinheiros dele, ele os reconheceria.
Ulisses olhou e não reconheceu, então Circe fez de Ulisses o seu prisioneiro. Ele ficou triste e passaram-se anos, foi em tão então que Circe e ele ficaram amigos e ela soltou Ulisses e os seus marinheiros, e avisou-o do mar da sereias.

5 comentários:

  1. Parabéns, pelo trabalho tão completo de Circe.
    Muito interessante...

    ResponderEliminar
  2. muito obrigada!!!:)
    deu um pouco de trabalho !
    kkkkk....

    ResponderEliminar
  3. obrigado por terem publicado o trabalho tava mesmo a precisar desta parte

    ResponderEliminar
  4. é legal pois estou lendo o ODISSEIA
    de Homero e é legal

    ResponderEliminar
  5. Parabens me ajudou muito , são 01:05 da manha e eu tenho que ter um trabalho tipo assim para hoje mesmo na escola e achi uqe queria so aqui ! :D

    ResponderEliminar