terça-feira, 20 de abril de 2010

Nasredin e o seu burro

Depois, do professor Luís Oliveira ter vindo à escola apresentar o livro "Nasredin", aos meus alunos, eu apresentei-lhes a história "Nasredin e o seu burro", mas antes apresentei-lhes a capa do livro e pedi-lhes que escrevessem a razão pela qual o burro estava no cimo de uma árvore!
Aqui ficam algumas histórias...

Nasredin e o seu burro


Era uma vez, um menino que se chamava Nasredin. Nasredin , tinha um animal de estimação, que era o seu melhor amigo, o burro Flash.
Um dia, Nasredin e o Flash decidiram dar uma volta pela cidade. Quando chegaram à cidade, Nasredin parou para comer. Flash charmoso e belo encantava todas as burras, e foi o que aconteceu, conseguiu arranjar uma amiga.
Só que ela estava muito, muito aflita, porque um dos seus amigos ficou preso no cimo de uma árvore cheia de ramos. Valente e corajoso, Flash subiu à árvore, mas Nasredin não concordou.
Mas não valia de nada, porque Flash também ficou preso. Flash ficou muito assustado porque tinha medo de alturas. Nasredin correu e subiu tão depressa mas não valeu a pena, não conseguiu.
Sara Esteves, 5ºG
 
Nasredin e o seu burro


Era uma vez um menino chamado Nasredin que gostava tanto do seu burro, que, todos os dias, levava o burro às costas. Nasredin foi ganhando força, e, um dia, já tinha tanta força que já consegui saltar com o burro às costas.
No dia dos seus anos, Mustafá, seu pai deixou-o ir dar uma volta com o burro. Nasredin como sempre levou o burro às costas e, quando estava a saltar, saltou tão alto que o burro ficou preso num ramo da árvore.
Nasredin ficou em pânico e foi pedir auxílio ao seu pai. Mustafá pensou e passado algum tempo veio-lhe uma ideia à cabeça. Foi buscar uma cenoura, mas quando os dois lá chegaram e tentaram soltar o burro com o cheiro da cenoura, mas, o burro não se mexia nem por nada. Nasredin ficou a chorar junto do pai, porque tinha de deixar o seu melhor amigo em cima da árvore.
Todos os dias Nasredin aparecia ao pé do burro a dar-lhe de comer, e, uma dia não conseguiu resistir, pousou a comida subiu à árvore mas não teve sorte. Um ramo de árvore partiu-se e Nasredin e o burro caíram. Nasredin aleijou-se e desta vez o burro levou-o às costas.
Diana Gomes, 5ºG

3 comentários:

  1. Que histórias interessantes! Dá gosto, ler...Continuem assim, que a vossa professora merece.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. obrigado pelos comentários

    ResponderEliminar
  3. Fiquei muito feliz por ver que o prazer pelos contos desperta momentos tão mágicos.
    Eu agradeço à professora Ana o convite que me fez e aos meninos o acolhimento e o carinho que me deram.
    Foi muito bom ler para vocês todos.
    Foi bom ver os vossos olhos brilhar.
    Foi emocionante ler as vossas histórias.
    Obrigado.
    Prof Luís Oliveira

    ResponderEliminar