terça-feira, 15 de novembro de 2011

Mouschi, o gato de Anne Frank

O 6ºB está a ler a obra Mouschi, o gato de Anne Frank, no âmbito do Plano Nacional de Leitura. Para conhecerem melhor a Anne fizeram umas pesquisas e descobriram...


         Anne Frank

Quem foi?
Annelisse Maria Frank (1929-1945) filha de Otto Frank (pai) e de
Edith Frank (mãe) e irmã de Margot Franck era de nacionalidade alemã mas viveu a maior parte da sua vida em Amesterdão (Holanda).
Anne foi perseguida pelos alemães durante a II Guerra Mundial porque era judaica. Escondeu-se durante dois anos (1942 – 1944) num anexo da empresa do seu pai até ser denunciada por uma pessoa desconhecida.
Onde e como viveu?
·         No esconderijo
Durante os dois anos que viveu no anexo da empresa do seu pai, conviveu com a família e amigos. Escreveu tudo o que aconteceu num diário, que lhe foi dado pelo pai quando fez 13 anos.
·         No campo de concentração
Em meados de 1944, foi levada com a irmã para o campo de concentração de Bergen-Belsen, onde morreram de tifo em Março de 1945.

Como ficou conhecida?
Anne Frank ficou conhecida por ter escrito um diário onde relatou o que aconteceu durante os 2 anos que esteve escondida no anexo. O diário revela os pensamentos íntimos de Anne e os horrores da perseguição aos judeus durante a ocupação alemã. Quando o pai soube que era o único sobrevivente da família lê e edita o diário de Anne.

O Diário de Anne Frank foi foi publicado em vários países e línguas e é considerado uma obra importante do século 20.


Ricardo Martins  6ºB  nº24

Sem comentários:

Enviar um comentário