sábado, 24 de janeiro de 2009

Outras versões da história da "Carochinha"

Para trabalhar este contéudo, levei-lhes o texto da "Ratinha Casadoira", que é uma versão da história da "Carochinha". Depois, como forma de trabalhar as onomatopeias e, ao mesmo tempo, a expressão escrita, pedi-lhes que criassem um pequeno texto igual ao que leram, mas com outros animais... A novidade foi quando lhes disse que iam passar os textos que fizeram no computador. Na aula seguinte, que foi na C4 (sala de informática), ninguém faltou e a maioria trouxe o texto pronto a passar no computador... Penso que foi uma das aulas mais calmas que tive com eles até hoje...

E como já vai sendo hábito, presentei-vos com alguns dos textos criados pelos "piquenos"...

Era uma vez, uma ratinha que andava à procura de namorado.
Certo dia, vestiu o seu lindo vestido castanho e verde e foi à procura de namorado para a sua janela toda vaidosa. Passou um boi e disse:
-Por favor casas comigo?
-Mostra-me a tua voz! - disse a ratinha
-Muuum…Muuum…Muuum!
-Que horror! Não, não! Vai te embora!
Passou o cavalo e perguntou lhe:
-Queres casar comigo?
Mostra-me jà a tua voz!
-Hih…Hih…Hih! -fez o cavalo.
-Ai! Credo! Vai te embora !
Passou o burro e disse:
-Queres casar comigo?
- Mostra-me a tua voz.-pediu a ratinha.
- Iô…Iô…Iô!
- Hoh! Sim quero!!!
De noite o burro deu-lhe um coice, mas ela conseguiu escapar.
No fim ela disse:
-Foi a última vez que eu me casei, juro que não me volto a casar.

Neuza 5ºC nº11



A ratinha estava a janela quando viu o porco.
O porco virou-se e disse:
- Olá ratinha quero casar comigo?
A ratinha disse:
- Então primeiro preciso de ouvir a tua voz.
-oinc…oinc…
-Ah não! Tens uma voz horrível vai – te embora.
Então apareceu o boi que viu a ratinha e disse:
-Estás tão bonita! Queres casar comigo?
- Quero primeiro ouvir a tua voz.
- MUUU! MUUU! MUUU!
- Ai que voz barulhenta vai-te embora.
A ratinha estava tão triste que se sentou à porta de casa.Entretanto apareceu o carneiro e o grilo. Eles, quando viram a ratinha, ficaram babados só de olhar para ela.
A ratinha disse:
- Queres ouvir as vossas vozes.
- Méee!méee!méee! -fazia o carneiro.
- GRI!GRI!GRI!- cricrilou o grilo.
-Ai vossas vozes são muito barulhentos podem ir embora.
Entretanto apareceu o sapo que disse:
-Olá és tão bonita queres casar comigo ? –perguntou o sapo
-Primeiro quero ouvir a tua voz .
-RIBT!RIBT!RIBT! –coaxou o sapo.
-É horrível vai-te embora prefiro ficar sozinha! - exclamou a ratinha.










Jéssica nº5 5ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário