terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Ainda o Menino Nicolau- "Eu sou o Maior"

Hoje, a Shania levou o livro do Nicolau para o apoio de Língua Portuguesa e leu o último capítulo. Nunca a tinha ouvido ler com tanto entusiasmo e com uma expressividade fantásticca, só quando gostamos reaalmente daquilo que estamos a ler é que nos esforçamos ao máximo.

Bom, a Shania acabou de ler o livro e emprestou-mo para eu lê-lo nas minhas, poucas, horas vagas. Pensei logo que não ia ter muito tempo para o ler e que só ia começar a leitura no Carnaval.

Mas, como tive de ir buscar o meu pai ao comboio e tive de esperar um pouco, peguei no livro e comecei a ler. Não demorou muito tempo para que eu começasse a rir com as aventuras do menino Nicolau... foi logo no primeiro capítulo, no episódio intitulado "O Croquet". É um espisódio realmente cómico e vou deixar-vos com algumas passagens deste episódio...

CROQUET

"Hoje aprendi um jogo bestial: o croquet. O senhor Blédurt, o nosso vizinho, entrou no jardim com uma grande caixa de madeira nos braço. (...) Abriu a caixa e nós, o papá e eu, vimos que dentro da caixa havia umas bolas de madeira, uma espécie de martelos com um cabo muito comprido e uns arcos em ferro.
(...)
É um jogo curioso, o croquet, muito difícil de compreender. Para começar, os jogadores discutem para saber quem vai jogar primeiro. Aquele que diz «E, aliás, o jogo é meu, se não te agrada, volto a pôr tudo na caixa e tu podes ir dar uma volta» é quem começa. Desta vez foi o senhor Blédurt que pegou no seu martelo e, pumba!(...)

[O papá] bateu muito devagarinho na sua bola vermelha, que se aproximou de um arco. E, então deu um pequeno toque na bola com o pé...
-Isso não vale! Isso não vale! Deste dois toques na bola com o teu taco!
-Não é verdade-exclamei eu-, a segunda vez foi com o pé!
(...)
Nessa altura, o jogo torna-se bestialmente complicado, porque os jogadores deixam cair os martelos, agarram-se pelos colarinhos da camisa e depois sacodem-se um ao outro.
(...)
-Bem, recomecemos-disse o senhor Blédurt...
- Nem pensar!-disse o papá. -Estou bem colocado...
E aí o jogo torna-se muito cómico, porque os jogadores têm o direito de mudar a bolo durante a partida. O senhhor Blédurt deu uma grande pancada na bola vermelha do papá (...)
[O papá] deu uma grande martelada no pé do senhor Blédurt (...) que quis dar uma martelada na cabeça do papá.
Há coisas que eu ainda não compreendi no jogo do croquet, como por exemplo para que servem os arcos e as bolas. Mas não faz mal, passa-se bem sem eles. vou ver se encontro uns martelos e amanhã na escola ensino aos meus amigos como se joga croquet."

in, Eu sou o Maior-O regresso do menino Nicolau., volII pp 26 à 31



4 comentários:

  1. Também já quero ler livros desse Menino Nicolau!...Fiquei com vontade. Quando puder, vou ver se encontro e compro um.

    Jinhos

    ResponderEliminar
  2. Lê em francês...é realmente engraçado e na língua original ainda mais por causa das expressões.

    ResponderEliminar
  3. Eu li o livro "As Novas Aventuras do Menino Nicolau" tambem e muito interessante xD

    leiam este livro e muito fiche mesmo ;)

    ResponderEliminar