terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Trabalhos do 6ºA - Ler por prazer




Os meus alunos trazem sempre um livro na mochila. Quando terminam uma atividade, retiram o livro e fazem leitura autónoma... Depois fazem um trabalho sobre os livros que leram... Daí resultam os trabalhos LER POR PRAZER...

São textos de opinião, fichas de leitura, biografia de autores, descrição da(s) personagem(ns) principal(ais), resumos da parte que mais lhes interessou... O imporatante é cirar o gosto pela leitura!

Aqui ficam alguns trabalhos...


As gémeas no colégio de Santa Clara

    A minha personagem favorita chama-se Patrícia.  A Patrícia é uma das duas gémeas. Ela é atrevida, brincalhona e faz muitas asneiras, mas no entanto é simpática e um bocadinho responsável.

     Tem o cabelo castanho aos caracóis, não muito grande, olhos verdes azulados, é alta e magra .

A Isabel também é querida, simpática, atrevida…

Elas são iguaizinhas física e psicologicamente, talvez a Isabel seja um pouco mais tímida, mas pronto.

  Elas até ficam giras de farda.

  Eu gostei muito deste livro é giro, divertido e é o meu livro preferido até agora!

    
 Mª do Carmo de Almeida Faria Parreira Cano 6ºA Nº19

*********************************************************************************


Um menino diferente

O Afonso é um menino diferente pois não é igual aos outros, ele tem um dom. Afonso é capas de descobrir coisas impossíveis de encontrar, tais como: moedas, rebuçados, botões, lápis de cor e tantos outros tesouros que só quem gatinha com a facilidade do Afonso é capas de descobrir debaixo dos móveis.

          Porque será que o Afonso é um menino diferente?

Eu acho que o livro «Um menino diferente» é um livro especial pois ensina-nos que nunca deve-mos por de parte uma pessoa que são diferente de nós, porque todos tem sentimentos e não temos direito de gozar com os outros só por serem diferentes, pois todos temos o direito de ir à escola sem sentir-mos que estamos a ser gozados. Nesta história à um menino que não consegue ver mas que é capas de fazer coisas que mais ninguém consegue, ele é especial. No início foi gozado mas no fim toda a gente percebeu que Afonso era especial.

As pessoas que visitavam a família do Afonso não só gostavam dele mas também brincam e oferecem prendas a Afonso.

 Mafalda Amaral 6ºAnº18


*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*


 Biografia de Enid Blyton:Biografia


A Sra.Enid nasceu a 11 de Agosto de 1897, em Lordship Lane, em Londres.

Foi uma apreciadora da história natural e aprendeu tudo sobre natureza, animais, insetos, aves e plantas com o seu pai. Também gostava muito de ler e com o apoio do seu pai começou a inventar as suas próprias histórias.

Aos 19 anos Enid decidiu que queria estudar para professora. Foi nessa altura que começou a escrever de uma maneira mais séria, nas horas vagas.

No Verão de 1922 Enid publicou o seu primeiro livro, uma coleção dos seus poemas.

Em 1924, casou com Hugo Pollock, e em 1926 mudaram-se para uma localidade chamada Elfin  Cottage, e foi aí que comprou o seu primeiro animal doméstico, um cão chamado Bobs.

Em 1929 Enid e Hugh voltaram a mudar-se, para uma quinta chamada Old Thatch e foi aí que nasceram as suas duas filhas, Gilliam em 1931 e Imogen em 1935.

Em 1938 Enid escreveu a “Ilha Secreta”, uma aventura com João, Miguel,Margarida e Nora:

Mas o seu maior êxito foi sem dúvida as histórias “Os Cinco”. O primeiro livro foi “Os cinco na Ilha do Tesouro”em 1942.

Escreveu também outas séries como a “Aventura”, “Mistério”, “Clube Dos Sete”, “As Gémeas” e também uma personagem muito conhecida ainda hoje: “O Noddy”

Enid Blyton Morreu em 28 de Novembro de 1968, com mais de 700 livros escritos e perto de 5000 contos.

Porque é que os livros dela se vendiam tanto? Porque ela sabia o que as crianças e os jovens gostavam de ler , eram histórias onde os adultos não chateavam as crianças e onde as crianças podiam fazer tudo o que quisessem: explorar túneis secretos, acampar, descobrir mistérios e procurar tesouros. São histórias que têm sempre um final feliz.
Alexandre Coutinho 5ºF nº2

Sem comentários:

Enviar um comentário